(47) 2125.2537 (47) 9 9111.5545 (Dra. Karine Pelissari) (47) 9 9208.5545 (Dr. Pablo Arruda)

Como acabar com a Flacidez Abdominal

14 de janeiro de 2021

A flacidez abdominal é uma das maiores queixas em clínicas de estética e consultórios de cirurgiões plásticos. A condição, que pode ser originada por diversos motivos, faz com que o paciente apresente pele excedente no abdômen que não é possível ser  eliminada com a prática de exercícios, por exemplo.

Para eliminar a flacidez abdominal são necessárias medidas combinadas como  cirurgia  e tratamentos estéticos complementares. Somado aos tratamentos mencionados, a prática regular de exercícios, a hidratação e proteção da pele e a correta alimentação ajudam para que o quadro não retorne.

Confira a seguir orientações para acabar com a flacidez na barriga.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que causa a flacidez abdominal?

A flacidez abdominal ocorre devido ao enfraquecimento das “fibras” de sustentação da pele, sendo eles: colágeno e elastina. O rompimento dessas “fibras” pode acontecer após a gestação, perda de peso substancial após a reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica e como um processo de envelhecimento natural. Essa flacidez pode ser definida como flacidez muscular ou da pele.

Uma dieta rica em industrializados, frituras e açúcares colabora para o acúmulo de gordura na região abdominal, fazendo com que a pele se estique, afetando diretamente as fibras de sustentação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como impedir e ajudar no combate à flacidez na barriga?

A forma ideal de evitar que a barriga fique flácida é a prática regular de exercícios e a correta alimentação. Os tratamentos estéticos feitos em clínicas dermatológicas são grandes aliados nessa hora.

O paciente, sendo homem ou mulher, pode manter a rotina de tratamentos como:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Bioestimuladores de colágeno

Bioestimuladores de colágeno como a hidroxiapatatia de cálcio (Radiesse) ácido L polilático (Sculptra) e Ultrassom microfocado. Aplicados uma vez ao ano, garantem a maior produção de colágeno e uma pele mais firme;

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

CM Slim

O estimulador muscular mais avançado e intensivo do mercado, que utiliza a tecnologia HI-EMT (High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer). Seu campo eletromagnético focalizado, passa por todas as camadas da pele e da gordura, estimulando diretamente o músculo por meio de contrações contínuas e intensas, que proporcionam o crescimento muscular e induzem a redução de gordura. O CMSlim gera um intenso campo eletromagnético, que provoca contrações musculares involuntárias, desencadeando a liberação de ácidos graxos livres, que quebram os depósitos de gordura e aumentam o tônus e a força muscular. Este processo é muito semelhante à maneira de fazer exercícios, mas com um resultado superior, em menos tempo e sem esforço. Apenas 30 minutos com o CMSlim, equivalem a mais de 20.000 contrações musculares na região tratada, podendo ser ela abdominal, glúteos, braços e posterior e anterior de coxa. Esta é a chave para um físico tonificado e saudável.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Radiofrequência

Muito difundido, o tratamento com radiofrequência ajuda na estimulação da produção de colágeno e elastina por meio do equipamento que emite ondas de calor de até 40°C.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Carboxiterapia

A injeção de CO2 (medicinal) promove a melhora no fluxo sanguíneo do abdômen, assim como melhora a oxigenação da derme. O resultado disso? Aumento na produção dos fibroblastos e das fibras de colágeno e elastina, diminuindo e até eliminando os primeiros sinais da flacidez abdominal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Infravermelho

O laser aquece a pele, promove a contração muscular do abdômen e estimula as fibras de colágeno e por consequência elimina a flacidez abdominal.

Existem outros tratamentos estéticos disponíveis na atualidade no combate à flacidez abdominal. Entretanto, é necessário a indicação de um dermatologista e de um cirurgião plástico. Esses profissionais são capazes de determinar qual o protocolo que trará o resultado almejado com base na condição clínica/de saúde do paciente.

É importante salientar que tratamentos estéticos e até mesmo os cirúrgicos não impedem que a flacidez na barriga volte a ocorrer. Logo, tudo deve ser combinado com exercícios físicos e alimentação correta. Não precisa passar horas na academia! Caminhadas regulares ajudam na perda de gordura na circunferência abdominal e colaboram para impedir a flacidez.

Tais medidas influenciam todas as partes do corpo que podem ser acometidas por flacidez, como os glúteos, as pernas/coxas até os braços, o famoso músculo do tchau.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cirurgias de combate à flacidez do abdômen

A abdominoplastia é a técnica cirúrgica indicada quando todos os tratamentos estéticos e demais iniciativas não surtiram o efeito desejado. De moderada complexidade, a cirurgia na barriga vai eliminar a pele excedente e criar um formato ao abdômen.

Ela costuma ser combinada à lipoaspiração à laser, técnica de quebra e sucção de gordura excedente e contração dos tecidos.  Geralmente, a indicação da cirurgia plástica na barriga para remoção de pele flácida ocorre pós gestação — quando a mulher passou por um esticamento excessivo da pele —, assim como à pacientes que apresentaram perda de peso após a cirurgia bariátrica.

Nos dois casos em específico, protocolos de tratamentos estéticos e prática de exercícios não são capazes de eliminar a pele que perdeu totalmente a elasticidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como corrigir a flacidez abdominal com a abdominoplastia?

A cirurgia promoverá a reconstrução da musculatura da parede abdominal e eliminação da pele excedente. Para isso, é feita uma incisão de um lado até o outro na região pélvica. Essa incisão (corte) pode ter ainda um formato de âncora dependendo do grau de flacidez da pele.

Nesta cirurgia, após a reconstrução da musculatura e a retirada do excedente de pele, o umbigo é reposicionado, conferindo ao paciente um abdômen de aspecto liso. A lipoaspiração retira a gordura excedente dos flancos (laterais) e da parte posterior (costas) do paciente, melhorando o formato da cintura e conferindo um resultado ainda mais perceptível.

É importante lembrar que a cicatriz, após tantas incisões, tem tamanho significativo. Porém, ela é facilmente encoberta por roupas íntimas e trajes de banho de praia. O resultado é a eliminação da flacidez abdominal de forma efetiva.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dra Karine Pelissari

Na Clínica Pelissari integramos os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado. Agende uma consulta!