Queda de cabelo: Quais as causas e tratamentos?
7 de janeiro de 2021Muitas pessoas se incomodam com a queda de cabelo, mas, de acordo com especialistas, perder em média 100 fios por dia é totalmente normal. Quando o número é superior ou ainda observa-se falhas e perda de densidade, deve-se procurar um dermatologista.
Em casos de calvície, queda crônica ou aguda por causas externas, como estresse e anemia, as madeixas podem ser tratadas com a ajuda de procedimentos realizados na clínica.
Por isso, neste post, vou explicar do que se trata a queda de cabelo, diferenciando-a da calvície, e apresentar algumas das principais causas e tratamentos para combater esse problema. Confira!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que é queda de cabelo?
Os fios de cabelo passam por um ciclo de vida que envolve crescimento, repouso e queda. Se tudo vai bem, esse ciclo é contínuo. Então a queda de cabelo é um processo fisiológico e de renovação, mas não pode ser excessivo.
Perder até 50 a 100 fios por dia é absolutamente aceitável, já que o couro cabeludo tem mais de 100 mil. No entanto, cada pessoa tem o seu padrão de perda.
Caso você comece a perceber um aumento na quantidade de fios perdidos por dia, seja no travesseiro, no pente ou na escova de cabelo, é bom se certificar de que isso não representa um problema de verdade.
A queda de cabelo, ou eflúvio telógeno agudo, é muito comum e representa alguns desequilíbrios internos do organismo. No entanto, não são raras as vezes em que queda de cabelo e calvície são confundidos, usando ambas como palavras sinônimas.
Eflúvio telógeno agudo é uma perda em excesso com um motivo bem definido.
O processo pode ser autolimitado, geralmente, por 3 meses, mas exige diagnóstico. O tratamento pode ser expectante ou direcionado para a causa que precipitou a queda dos fios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais as causas da queda de cabelo?
A queda de cabelo pode estar relacionada a diversos fatores. Não se pode negligenciar a perda dos fios, pois ela representa, de fato, outras doenças ocultas e pode ser um indicativo de que algo mais grave e não meramente estético.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As principais causas de queda de cabelo são:
- Alterações hormonais (tireóide e hormônios sexuais)
- Deficiência de minerais e vitaminas;
- Anemia ou diminuição da ferritina;
- Sífilis;
- Doenças autoimunes;
- Traumatismos físicos;
- Cirurgias de pequeno, médio ou grande porte;
- Queimadura no couro cabeludo;
- Ingestão de hormônios;
- Tabagismo;
- Estresse, ansiedade ou depressão;
- Fatores genéticos;
- Alguns medicamentos, como antidepressivos, ansiolíticos, corticóides;
- Tratamento contra o câncer (quimioterapia e radioterapia);
- Pós-parto e amamentação;
- Envelhecimento;
- Início ou interrupção de anticoncepcional.
Diante disso, não se pode atribuir a queda de cabelo simplesmente ao estresse ou à ansiedade. Agindo dessa maneira, diminui-se a importância do quadro e um sinal de alerta que o corpo tenta comunicar pode ser ignorado.
Além disso, a calvície masculina e feminina são diferentes. Nos homens, ela tem uma participação mais definitiva da dihidrotestosterona.
Ela é responsável por diminuir o tempo de crescimento (fase anágena) dos cabelos nas regiões frontal e temporal, além de causar um afinamento progressivo e crônico até o desaparecimento completo do fio.
Nas mulheres, os hormônios androgênicos têm uma participação mais discreta. O afinamento também acontece, mas é mais difuso e menos proeminente.
Dessa maneira, o homem pode desenvolver uma calvície completa. Já a mulher desenvolve uma rarefação difusa, mas não perde completamente os cabelos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confira alguns tratamentos dermatológicos
Atualmente existem diversas técnicas para tratamento capilar que podem ajudar na recuperação da região:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Microagulhamento com drug delivery
A técnica possibilita que substâncias terapêuticas atinjam camadas mais profundas da pele, estimulando o crescimento do cabelo. O dispositivo é passado sobre as áreas afetadas, em várias direções, criando canais no couro cabeludo. Ali serão absorvidos os medicamentos, vitaminas e fatores de crescimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Laser de diodo e luz infravermelha
O tratamento contra a queda dos cabelos com laser de baixa potência é totalmente indolor, não tóxico e não invasivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Laser fracionado não ablativo
Estimula o crescimento dos fios e reduz a inflamação dos folículos, provocando alterações celulares e bioquímicas no ciclo de crescimento das madeixas. É indicado para diferentes causas de queda e age através da penetração dos raios fracionados, permitindo a entrada de medicamentos e vitaminas para nutrir o couro cabeludo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Intradermoterapia capilar
São microinjeções de vitaminas, aminoácidos, antiandrógenos e outros princípios ativos no couro cabeludo que diminuem a queda e estimulam o crescimento. A quantidade de sessões e os intervalos de tempo dependem da avaliação médica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais os mitos e verdades sobre a queda de cabelo?
Muitas vezes, são divulgadas diversas notícias e artigos que apresentam equívocos sobre a perda de cabelo e o que a causa.
Veja, a seguir, alguns dos mitos e verdades sobre este assunto:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O cabelo cresce mais rápido se você cortá-lo
MITO – Cortar o cabelo pode significar que você está sentindo uma queda menor, já que terá removido quaisquer pontas duplas e seu cabelo ficará mais saudável, mas não terá impacto na queda de cabelo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O cabelo oleoso cai mais frequentemente
VERDADE – O sebo deixa o cabelo “sujo” e pode obstruir o folículo. Isso significa que ele deixa de funcionar corretamente, portanto, a oleosidade pode sim favorecer a queda dos fios. Afinal de contas, o microbioma está desequilibrado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Perdemos mais do nosso cabelo no outono
VERDADE – Somos mamíferos, logo, o cabelo cai naturalmente no outono. O clima da estação atribui uma porção de fatores que fazem com que os fios caiam mais frequentemente durante essa época. Desse modo, o período em que mais se renova ocorre durante as demais épocas do ano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ansiedade e estresse podem afetar a perda de cabelo
VERDADE – O estresse é a causa número um de perda de cabelo. E quando as pessoas percebem que muitos fios de cabelo estão caindo, a tendência é se preocupar ainda mais, o que se torna um círculo vicioso.
Estresse crônico pode elevar o nível de cortisol. E o uso de medicamentos para controlar o estresse (ansiolíticos) também podem precipitar queda de cabelo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lavar o cabelo diariamente faz com que caia mais
MITO – Isso não apenas é mito, como, na verdade, essa prática pode ter o efeito oposto. Se o seu cabelo ficar oleoso todos os dias, é melhor lavá-lo para evitar o excesso de sebo que bloqueia os folículos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escovar o cabelo quando está molhado significa que mais vai cair
MITO – Os cabelos que estão em processo de queda vão sair em algum momento, que pode ser ou não durante a escovação. Recomendamos não escovar os fios molhados para não danificar a haste, que fica mais vulnerável quando está úmida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Beber e fumar faz seu cabelo cair mais
VERDADE – Além de ser ruim para sua saúde física, beber e fumar faz com que o cabelo perca a vitalidade e até caia. Os hábitos causam mais impacto na saúde dos cabelos do que realmente aparentam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando buscar auxílio de um profissional?
Se você estiver perdendo grandes quantidades de cabelo todos os dias, agende uma consulta dermatológica. Na maioria das vezes, a perda de cabelo ocorre sem outros sinais de doença.
Se determinados sintomas ocorrerem junto com a perda de cabelo, pode indicar uma condição médica mais grave. Alguns deles são:
- Pouco apetite;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Problemas respiratórios;
- Perda de peso;
- Problemas de pele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como evitar?
Você pode seguir algumas dicas de higiene capilar para deixar o cabelo menos propenso a cair, como:
- Evite penteados que tracionam os fios;
- Dispense ferramentas de modelagem de cabelo de alta temperatura;ou pelo menos evite;
- Evite descoloração e alisamentos;
- Use um xampu adequado;
- Utilize uma escova macia feita de fibras naturais;
Gostou deste post? Então não perca tempo e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra Karine Pelissari
Na Clínica Pelissari integramos os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado. Agende uma consulta!