(47) 2125.2537 (47) 9 9111.5545 (Dra. Karine Pelissari) (47) 9 9208.5545 (Dr. Pablo Arruda)

Sua papada te incomoda? E você já sabe como tratar?

17 de fevereiro de 2021

Fruto de alterações hormonais, genética ou até mesmo características físicas do indivíduo, a papada, também conhecida como queixo duplo, é uma condição muito comum nos últimos anos, principalmente com a incessante busca do rosto perfeito para compor as selfies das redes sociais.

O resultado disso é que cada vez mais pessoas buscam como perder papada através de procedimentos estéticos.

No entanto, antes de mais nada é preciso entender quais são as causas para o acúmulo de gordura, os tipos de papada e qual o tratamento mais indicado para cada caso. Confira abaixo!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tipos de papada

Existem quatro tipos de papada:

  1. Causada por acúmulo de gordura: geralmente observada em pacientes jovens e com excesso de peso, está associada ao aumento da quantidade de gordura submentoniana (abaixo do queixo).
  1. Causada por flacidez: surge com o envelhecimento e em pacientes que perdem uma grande parcela do peso de forma rápida.
  1. Causada por flacidez e gordura: tipo mais comum de queixo duplo, mais frequente após os 40 anos de idade. Nesse caso, estão associadas às alterações da pele típicas da idade e o acúmulo de gordura localizada.
  1. Anatômica: está relacionada às características do rosto. Um queixo curto, por exemplo, pode resultar em uma papada. Nesses casos, não se observa flacidez e nem gordura na região.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Causas da papada

Um “queixo duplo” pode ser provocado por vários fatores, como expliquei acima. Porém, é importante que você entenda como exatamente ele se forma. Assim, fica mais fácil se livrar dele. Vamos lá?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Idade

A perda de elasticidade na pele, que ocorre com o envelhecimento, leva à flacidez. Esta é especialmente notada em regiões como as bochechas e o queixo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Peso

Embora o ganho de peso nem sempre seja a causa de um queixo duplo, ele pode contribuir para isso. Uma dieta rica em carboidratos e alimentos processados pode resultar em alguns quilos a mais e, consequentemente, levar à formação da papada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Genética

Qualquer pessoa com um histórico familiar de flacidez, ou gordura submentoniana, tem um maior risco de desenvolver a papada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Postura

A má postura pode enfraquecer os músculos do pescoço e do queixo, contribuindo para a papada ao longo do tempo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hábitos

Sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo são fatores que contribuem para o aparecimento da papada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tratamentos para papada

Existe uma série de opções para eliminar a papada, a maioria bastante acessível e simples. Em alguns casos, pode-se combinar mais de uma técnica para obter melhores resultados. São algumas delas:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ultraformer: Ultrassom micro e macro focado

Mais recente inovação no tratamento da flacidez, o Ultraformer tem o efeito adicional de eliminar gordura localizada e é uma excelente opção no tratamento da papada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Bioestimuladores de Colágeno

Os bioestimuladores de colágeno (ácido poli lático e hidroxiapatita de cálcio), são substâncias que agem estimulando a produção colágeno nos locais onde são aplicados e tonificando a pele.

Para tratamento da área da papada, aplicamos na região do osso mandibular, no terço inferior da face e na região do pescoço para melhorar a flacidez e o contorno facial, com melhora da papada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Emptiers

São substâncias capazes de reduzir, ou esvaziar bolsas de gordura localizada.

Indicado para redução de volume de papada, jowl e redução da gordura de Bichat, não cirúrgica (sem cortes).

O efeito é sempre criar leveza ao rosto, esvaziar ou reduzir volume de bochechas pesadas, criar efeito de sombra e destacar o contorno do rosto e perfil do pescoço.

As substâncias redutoras têm ação anti-inflamatória e lipolítica, e seu resultado é natural, duradouro, sem cicatrizes de corte e rápida recuperação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Radiofrequência

Indicada em casos mais leves de flacidez, ou como complemento a outros tratamentos.

Essa técnica produz o aquecimento dos tecidos subcutâneos e estimula a síntese de colágeno, firmando a pele.

Geralmente, são necessárias  8 a 10 sessões para se obter o efeito desejado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Criolipólise

Indicada para tratar o excesso de gordura submentoniana. Nessa técnica, o resfriamento dos tecidos leva a uma destruição das células de gordura.

Importante: a criolipólise não trata a flacidez.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lipo Enzimática

Alternativa menos invasiva que a lipoaspiração, essa técnica reduz a gordura localizada na região da papada por meio da aplicação de enzimas lipolíticas através de agulhas extrafinas. Elas dissolvem as moléculas de gordura rapidamente (3 a 5 minutos).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fios de sustentação

Apesar de não tratar a gordura localizada, os fios de sustentação têm um papel importante no tratamento da flacidez no pescoço e, especialmente, da perda de contorno mandibular.

Conseguem melhores resultados quando associados a outras técnicas como o Ultraformer, por exemplo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Toxina botulínica

Com o envelhecimento, é comum surgirem no pescoço pregas verticais chamadas bandas platismais. Elas ocorrem quando a flacidez da pele evidencia o músculo platisma, localizado abaixo dela.

A toxina botulínica pode ser empregada no tratamento dessas pregas, melhorando a estética do pescoço e contribuindo para atenuar a papada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lipoaspiração

Também conhecida como lipoescultura, remove a gordura localizada por meio de sucção.

Essa técnica, porém, não trata a flacidez e nem o excesso de pele na região, que podem ser, inclusive, acentuados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cirurgia plástica

Indicada para casos em que a flacidez é mais acentuada, os procedimentos cirúrgicos envolvem uma reestruturação da musculatura para dar suporte à região e ressecção do excesso de pele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Adeus papada!

Como vimos, a papada não é o fim do mundo! Existem várias opções de tratamentos estéticos para acabar com ela e outras condições que surgem com o passar dos anos, como a flacidez, rugas e acne da mulher adulta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dra Karine Pelissari

Na Clínica Pelissari integramos os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor, com uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Agende uma avaliação com a Dra Karine Pelissari para uma avaliação global e planejamento do seu tratamento, promovendo não apenas a melhora estética, mas também da sua saúde.

Espero que o conteúdo tenha sido útil, e que agora você se sinta mais confiante para decidir sobre qual procedimento realizar!

Qualquer dúvida a respeito, deixe aqui nos comentários! Conte-me se você já fez algum desses procedimentos, se tem interesse em fazer ou qual outro já fez ou tem curiosidade!

Agende uma consulta!